quarta-feira, 30 de julho de 2014

Top 10 - Confusões nominais





Todo sujeito desavisado já fez algum tipo de confusão ou associação errada pelo menos uma vez na vida. Algumas coisas possuem o mesmo nome, outras tem nome parecido ou lembram outras coisas. Bom, no post de hoje, vamos ajudar o pessoal a tirar algumas dúvidas.

10º Goétia

Acreditem quem quiser, por causa do nome, Goétia é constantemente associada ao Goëthe, o escritor alemão, mesmo sendo bem mais antiga que o sujeito. Então galera, tem porra nenhuma a ver, já estão avisados.

9º Licantropia

O pessoal acha que licantropia é geral para qualquer tipo de ser que trabalhe com essa questão de "se transformar" (sentido 100% metafórico, pelo amor da luz elétrica) em animais. Pois bem, não é, licantropia vem do grego lykánthropos, onde lýkos significa LOBO. O termo teoricamente correto para uma possível generalização disso é zoantropia.

8º Dagon

Por incrível que pareça, não é só um personagem do Lovecraft, existem de fato um Deus ligado a águas na Suméria com o mesmo nome.

7º Oghan

Calma gente, apesar da pronuncia e da escrita lembrarem um pouco, Oghan é um oráculo e não tem nada a ver com o Ogan do Candomblé.

6º Brownies

O bolinho veio do nome de um tipo de fada irlandesa, conhecida por "pregarem peças" nos outros.

5º Shekinah

Essa é meio polêmica, mas, gostem ou não, Shekinah NÃO É o lado feminino de Deus. De fato, a terminação da palavra é feminina, mas não se refere a uma entidade e sim a um sentimento de êxtase de estar na presença de IHWH.

4º Pentáculo e Pantáculo

Pentáculo é basicamente o pentagrama dentro de um círculo. Pantáculo é um sigilo, favor não confunda.

3º Lúcifer

O Lúcifer cristão NÃO É o raio do Dianus Lucifero, um é um anjo, o outro um Deus e não, a bíblia não tava querendo demonizar ninguém (não nesse caso). Lúcifer na verdade era uma metáfora para Nabucodonosor. #ChegaDeVitimismo

2º Astaroth
Astaroth NÃO É Astarte, inclusive os nomes estão em línguas diferentes. Astarte é uma deusa fenícia e Astaroth é uma entidade hebraica e seu nome significa Legião...basicamente, aqui eles estavam demonizando as legiões ROMANAS.

1º Demônio e Daemon

Deixa eu pra explicar de vez: Daemon não é "coisa ruim", significa simplesmente ESPÍRITO. Demônio são entidades ruins cristãs. Diz-se que há DAEMONS na goétia pois alguns são Deuses antigos, como Baal, mas isso também não significa que os outros sejam bonzinhos.

Bom povo, esse foi o Top 10 de hoje e o próximo tema vai ser surpresa. Aguardem.
 


Curtiu? Então não esquece de compartilhar ali no lado esquerdo e curtir a page \/ \/ \/ \/ \/ \/ \/ \/ \/ \/ Parasite Deimos Facebook

Um comentário:

  1. Discordo em dois pontos: Astaroth e Shekinah.
    Astaroth é um anagrama com a fusão das palavras Astarte e Tarot, que os tarólogos cabalistas explicam que vem de torat ao contrário, e ensinam que significa algo como A Lei. (outra versão diz que vem de Ta e Ro, ou Rota Real, na lingua Copta do Antigo Egito). Nunca ouvi falar que Astarte significa legião, primeira vez. Normalmente os cristãos falam das legiões quando falam dos baals que aparecem nas bíblias, que são como estátuas de ancestrais (como era originalmente as dos exús, como vc pode ver nos grupos de Reconstrucionismo Africano, muito mais próximos das culturas originais daquele continente, que as misturas feitas no Candomblé e Umbanda, de culturas de países diferentes, como se a África fosse um país e não um continente com vários países). Também aparece na Bíblia, além dos baals, o termo no singular, Baal, e Baal quer dizer Senhor, tanto que vários invasores quando tomaram Judá ou Israel, falam aos Reis de lá que eles haviam destruido o altar do Senhor.
    Quanto a Shekinah, haviam vários casais divinos, e originalmente os hebreus eram politeístas, assim como o povo árabe. Assim como Maomé implantou o monoteísmo por lá, Moisés declarou que o único Deus verdadeiro, digno de culto era o "Deus de seus pais", o dos levitas, e de seus ascendentes, ou seja, o Deus de Abrão, de Jacó/Israel, e Salomão. Todos os Deuses cultuados por outros personagens bíblicos eram considerados falsos Deuses, e vemos que o povo em muitos trechos da Bíblia voltam ao politeísmo (retratado como paganismo). Shekinah foi transformada na Cabala na esfera Chokmah, então cada esfera da Árvore da vida era inicialmente um Deus e uma Deusa, que foram transformados em Sepphiroth.
    Quanto ao termo daemon, não significa espírito, mas diamante. Embora seja usado genericamente para espíritos atualmente, fazendo as pessoas confundirem o conceito pitagórico que aplicava o termo tanto a deuses, gênios, fadas (fate), lares, manes, penates, etc, se aproximando do conceito romano de numes, então as pessoas hoje acham que anjos, gênios, fadas, demônios, etc, são todos espíritos (também por influência da doutrina espírita que afirma isso, inclusive que os Deuses de todas as mitologias são apenas espíritos).

    ResponderExcluir

Posso não concordar com merda nenhuma do que você comentar aqui, mas, se bem escrito, defenderei até a morte o seu direito de comentar. Traduzindo: Quer xingar? Discordar? Fique a vontade, mas não assassine o português.