sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Sincretismo e suas regrinhas


Pra quem não conhece, eu vos apresento Hermanúbis, o ápice do sincretismo. A síntese romana de Hermes e Anúbis. E eu também fiz essa cara quando descobri que ele existia.


"Regras? Como assim regras? Quem é você pra dizer o que se pode ou não fazer???"
Sincretizar: Fazer com que fique sincrético; reunir elementos de correntes distintas numa síntese. CONCILIAR concepções diferentes de uma mesma idéia.
Não compreendeu ainda?Ok, então a gente traduz pra você...

O arte de sincretizar entidades é tão antiga quanto andar pra trás. Na Grécia antiga, já haviam textos que exprimiam essa idéia, principalmente ao se tentar descrever as deidades do Antigo Egito. Heródoto traça diversos paralelos entre ambos os panteões em seus escritos, de forma a fazer o leitor entender mais ou menos do que se tratava aquela cultura diferente.
O sincretismo em si você começa a ver durante o Império Romano...onde inclusive surgem coisas bem tensas, tipo o Hermanubis (o sincretismo de Hermes Psicopompo com Anúbis), Baal Hamon e assim por diante. A galera levava isso a um patamar um pouquinho só mais tenso que hoje em dia. Eles não só conciliavam, eles SINTETIZAVAM os conceitos e aí, apareciam essas entidades.
Enfim, a grande questão é: Dá pra sincretizar tudo com qualquer coisa? Voltemos a definição do dicionário, a última parte fala em CONCILIAR concepções diferentes de uma mesma idéia, ou seja, basicamente seria a mesma coisa só que com outra roupagem cultural, outro nome, outra história...mas com a mesma natureza.
Exemplo básico: Deuses do Trovão. Temos nosso querido Zeus na Grécia, temos Tinia para os Etruscos, Taranis na Gália, Xangô na África, Thor para os Nórdicos... É, Thor. Porque você vai sincretizar Zeus com Odin? Só por eles serem líderes de panteão? E a natureza de ambos? Você faria o mesmo sincretismo com Rá por ele ser líder do Panteão Egípcio?
O sincretismo tá tão presente no nosso dia a dia que a gente nem se dá conta. Alguma vez você parou pra caçar o significado dos nomes dos dias da semana em inglês? E em Espanhol? Ops, topou com Deuses de culturas diferentes? É, sincretismo. Se a gente fosse continuar isso, íamos ficar vendo possibilidades e casos até o ano que vem.
Voltando ao assunto, você pode perceber que tem umas coisas bem bizarras que acontecem por aí, porém, todas elas possuem sentido. É povo, sincretismo tem certas regras e a mais importante delas é justamente levar em conta a natureza da divindade como um todo e não só parte dela. O exemplo mais clássico disso é o sincretismo de Hell, Eriskigal e Hécate. São três Deusas completamente diferentes, com histórias nada a ver e domínios distintos. São todas do submundo? São...mas e o resto? Vai meter tudo no mesmo balaio por conta de UMA característica em comum?
Atualmente os dois lugares que mais vemos isso são nos cultos latino africanos, que costumam sincretizar muito suas entidades com santos e entidades cristãs, e na Wicca...que costuma ser onde mais vemos sincretismos pra lá de absurdos.
Gente, nada demais cultuar uma Deusa Tríplice, nada demais cultuar uma Deusa Mãe...mas a partir do momento que tu acha que a Deusa pode ser sincretizada com QUALQUER Deusa de QUALQUER panteão...aí tu tá forçando a barra. A sua Deusa tem características: ela é donzela, mãe e anciã ao mesmo tempo, é lunar e tem um consorte. Tipo, não faz sentido NENHUM você sincretizar uma Deusa dessa com uma Lilith que é Deusa do aborto ou qualquer Deusa VIRGEM. É tipo...elas SÓ NÃO TEM a característica principal de uma Deusa MÃE.
Não se pode ver os aspectos da Deusa wicca separados. Não são três Deusas distintas, são faces da mesma deidade. Essa característica de Deidades com diversas leituras existe em várias culturas. Perséfone, que é Coré durante a primavera, a própria Hécate, Hathor...porra, não dá pra você simplesmente separar as coisas, elas estão juntas e suas partes são complementares e essências para se entender os mistérios dessas divindades. Você escolher um deles pra cultuar é como tentar montar um quebra cabeça com uma parte faltando.
Então, sim galera, tem regra. Sincretismo não é bolinho de bacalhau, não é zona e necessita de MUITO ESTUDO pra ser feito numa boa sem ofender ninguém. Então, quer fazer? Ok, mas porra, estudar pra não fazer feio não custa nada, concorda?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posso não concordar com merda nenhuma do que você comentar aqui, mas, se bem escrito, defenderei até a morte o seu direito de comentar. Traduzindo: Quer xingar? Discordar? Fique a vontade, mas não assassine o português.