sexta-feira, 20 de junho de 2014

Wicca e Bruxaria - Por que nem todo bruxo é wiccano?





Esse é um debate que já gera polêmica desde que a internet e as redes sociais se popularizaram (também geravam antes, mas era menos...agressivo Oo). Muita gente afirma que wicca e bruxaria são a mesma coisa e que para você ser bruxa você tem, obrigatoriamente, que ser wiccano. É dito que a wicca vem dos primórdios do mundo, das civilizações pagãs e etc. Bom, eu odeio ser a portadora de más notícias, mas é uma boa idéia você começar a rever isso aí... AVISO: SE FOR OFENDER, NÃO ACEITO POST COM ERROS BIZARROS DE PORTUGUÊS. QUER XINGAR, ESCREVE DIREITO.

Pra começar, o que é a wicca? A wicca é uma religião criada nos anos 40 por Gerald Gardner que mistura elementos de religiões pagãs, algumas filosofias da Thelema e (segundo alguns estudiosos) certos elementos de uma da Irmandade Crotona (uma das vertentes da Rosacruz). Além disso tudo, você tem todo o cerimonial baseado no cerimonial da Golden Dawn. Reza a lenda que Gardner teria sido iniciado numa tradição religiosa que seguiria o modelo do paganismo Europeu, como o fato não foi devidamente confirmado, eu não coloco minha mão no fogo pela informação.
Um fato, Gardner era antropólogo amador e com certeza estudou sobre religiões antigas, mas entre ser amador e profissional você tem um abismo grande, principalmente no que tange a obtenção de certos materiais. Então mesmo fazendo sentido, existem coisas na wicca que são muito recentes como a bendita Lei Tríplice. Atualmente ainda temos mais um conjuntinho de regras (presentes no livro "O Guia da Bruxa Solitária" que por mais que leve esse nome, só por conta dessas regras você já vê que não tá falando de bruxaria e sim de wicca) que demonstram cada vez mais a diferença entre a religião criada por Gardner e a bruxaria.
Enfim, em termos de ancestralidade a wicca perde pra bruxaria. A prática da bruxaria vem desde antes de cristo enquanto a wicca apareceu na década de 40 mais ou menos e já misturando elementos de outras ordens também modernas. A wicca pode ser vista como um resgate e uma modernização do paganismo antigo, mas nunca como religião antiga.
A bruxaria não possui nenhum tipo de dogma ou regra, isso varia de acordo com o praticante. Ele não precisa cultuar deuses pagãos ou celebrar sabás, ele pode muito bem cultuar santos e celebrar festas cristãs, trabalhar com os Djins árabes e comemorar festas sagradas do oriente médio e assim por diante. A bruxaria se adapta ao tipo de crença que o praticante escolhe trabalhar, além de também dar ao praticante a brecha para criar suas próprias celebrações ou misturar (com o devido cuidado) elementos de uma ou mais culturas e crenças.
"Mas quer dizer que você não pode ser bruxo e wiccano?"
Claro que pode. É totalmente correto dizer que wiccanos trabalham com bruxaria, o que não é correto de forma alguma é dizer que todo bruxo é wiccano. O sistema permite a bruxa trabalhar com a crença que ela bem entender, mas não se prende a isso como um padrão para todos.
"Pode-se dizer que a bruxaria é o sistema utilizado pela wicca?"
Não sei dizer se em todas as vertentes, mas pelo menos nas vertentes mais ecléticas isso é válido sim.
"Quer dizer que a wicca seria mais fraca do que outras vertentes religiosas que permitem o uso da bruxaria para ataque astral?"
Claro que não. Não existe essa de religião mais forte que a outra, o que fortalece a crença é a sua fé nela. A wicca pode não permitir o ataque, mas possui diversos mecanismos de defesa. Ela não é uma religião ofensiva (por mais que alguns praticantes não sejam lá as pessoas mais pacíficas do mundo) é algo muito mais voltado para a sua própria paz interior e a comunhão com o universo.
"Existem vertentes da wicca que permitem o ataque astral"
NÃO FAÇO IDÉIA. Por conta da Lei Tríplice, eu arrisco a dizer que não deve existir, mas também não é nada confirmado.
Enfim galera, deu pra sacar? Wiccanos podem se considerar bruxos SIM, mas nem todo bruxo pode ser taxado como wiccano. Ok?
     
Quer saber mais sobre wicca? Well, tem alguns muitos autores que podem te auxiliar, mas a base vai ser sempre Gardner, não tem como fugir disso. Claro, favor saber filtrar as informações que se consegue por aí e para fins de comparação, também é legal dar uma olhada no material da Golden Dawn, é um pouco mais chato de achar, mas com um pouquinho de paciência você consegue.

3 comentários:

  1. Essa é a minha comadre! Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Fale para um WICCANO que vc é do CANDOMBLÉ e ganhará um INIMIGO!

    ResponderExcluir
  3. Jura? Tenho uns amigos que são da wicca e nunca ouvi nada disso. Será que tu tá caçando o povos nos lugares certos? xD

    ResponderExcluir

Posso não concordar com merda nenhuma do que você comentar aqui, mas, se bem escrito, defenderei até a morte o seu direito de comentar. Traduzindo: Quer xingar? Discordar? Fique a vontade, mas não assassine o português.