quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Top 10 - Coisas que Ciganos de Verdade NÃO FAZEM



 

     Vai ter gente querendo a minha cabeça, mas é uma verdade: muitas coisas que vemos na internet como "cultura cigana" são fruto de estereótipo literário. O Top 10 de hoje vai te mostrar algumas coisas que inclusive nego hoje em dia usa pra arrumar uma grana extra com base na ingenuidade dos outros. Vamos lá?

     10º Ciganos não são amorais

     Muito pelo contrário! O povo cigano é super moralista, mulher pra casar tem que ser de preferência VIRGEM, além de ser submissa ao marido e ao pai. Quem achou que cigana é "mulher independente" pode tirar o cavalinho da chuva. Inclusive, as moças divorciadas costumam ser BEM mal vistas.

     9º Ciganos não roubam crianças

     Nem pra sacrifício, nem pra virarem ciganas. Eles costumam ter MUITOS filhos e não precisam do filho dos outros pra nada. Quanto à situação de "sacrifícios", os ciganos veem as crianças como dádivas e não seriam em hipótese alguma capazes de machucar uma.

     8º Ciganos não falam Optchá e nem Shouvani e não fingem ter outro sobrenome

     Me odeiem, mas é sério. Optchá não tem nenhum significado em romani e ciganos de verdade não usam isso. Em geral, a palavra é associada às entidades ciganas da Umbanda. O Shouvani é um adjetivo pejorativo que significa feiticeira, nunca foi um título. Além disso tudo, se o teu sobrenome é,exemplo, Da Silva, você não vai trocar por Nicolich só pra parecer mais cigano.

     7º Vestuário

     Sabe as roupas coloridas? Sabe as moedinhas? Sabe o mundo de lenços? Então, nem todo mundo usa isso. Em geral, o vestuário dos ciganos é 100% determinado pelo local onde vivem, pela comunidade, pelo clã, pelo subgrupo e pela Vitsa (família). As únicas coisa que realmente são regra geral são as saias longas e o lenço para indicar o estado matrimonial da moça.

     6º Não existem ordens secretas nem ritos iniciáticos ciganos

     Uma vez que a cultura deles NÃO SAI da comunidade, eles não precisam desse tipo de coisa. Simples assim, você não será iniciado em nenhuma tradição cigana. ISSO DEFINITIVAMENTE NÃO EXISTE.

     5º Não existe batismo cigano

     Nasceu Gadjé, vai morrer gadjé. Não tem essa de virar cigano, ser iniciado em religião cigana, aprender os segredos dos ciganos...NÃO. Pode esquecer, isso é mito de zé charlatão pra tirar grana de você. NÃO EXISTE NADA DISSO TAMBÉM.

     4º Dança Cigana

     Não existe dança cigana ensinada fora das comunidades. Uma tragédia (afinal, é até bonito), mas é verdade. Algumas comunidades vivem da dança, lá você pode observar BEM a diferença. Além disso, ciganas casadas e idosas não mostram perna e nem põe a mão na saia para dançar.

     3º Casamento e Cerimônias Ciganas

     Pra começar, mulher não celebra. Segundo, varia conforme a religião da galera. Terceiro, dentro da comunidade, a festa de casamento tem um caráter social e não litúrgico, além de ser fechada para os membros da comunidade... Logo, não tem sentido algum um Gadjé casar numa cerimônia "cigana". A propósito, o Kepara (colar de ouro envolto em seda vermelha) é um objeto referente ao noivado Kalderash e não à religião ou qualquer coisa no gênero, é como uma aliança de noivado dada para a noiva (só é usado entre os Kalderash).

     2º Santa Sara

     Então né...nem todo cigano cultua santa Sara. Em geral, não existe RELIGIÃO CIGANA, as religião eles escolhem de acordo com o local onde vivem. Tem cigano cristão, muçulmano, hindu e por aí vai...

     1º  Tarot e Horóscopo Cigano

     Os simbolismos para os ciganos variam de comunidade para comunidade, então é LÓGICO que esse horóscopo é furada, uma vez que uma cobra para um cigano da Espanha é totalmente diferente em simbologia para um cigano da Rússia, por exemplo. Infelizmente, o mesmo vale pro Tarot Cigano Le Normand...cujo criadora NÃO ERA cigana. Em geral, as moças que jogam usam o baralho normal (é, aquele que a gente joga Poker). Isso teve início no século XIX, quando surgiu a tradição oracular das cartas entre os ciganos (ou seja, inclusive não é tão velho quanto a gente pensa), que até então utilizavam outros métodos (dados por exemplo). A partir daí passaram a existir certos baralhos divinatórios e certos métodos de tiragem artesanais que começaram a ser passados de geração em geração, em ALGUNS grupos.

     Galera, não me apedrejem, dessa vez eu to quase fazendo serviço de pombo correio. Não tirei essas informações de livro, nem de site, nem de historiador ou antropólogo famoso, eu tirei de ciganos MUITO PUTOS DA VIDA com essas deturpações bizarras da cultura deles...e o pior! Deturpação pra nego ganhar dinheiro. Notem que eu não falei das entidades de Umbanda, isso eu to me referindo a galera que se diz cigano real ou que sabe as magias dos ciganos e coisas do gênero.
Esse foi o Top 10 de hoje, o próximo tema será "10 Oferendas que você NÃO DEVERIA dar a um Deus", conhece algum caso engraçado? Manda pra gente na inbox da page ali embaixo. BYE BYE!


Curtiu? Então não esquece de compartilhar ali no lado esquerdo e curtir a page \/ \/ \/ \/ \/ \/ \/ \/ \/ \/ Parasite Deimos Facebook

Um comentário:

  1. Lucrezia
    Realmente, os ciganos, como os italianos, embora possam ter costumes ou tradições ou atos mágicos, não chamariam isso de Magia.
    A Magia é tão mal vista entre ciganos quanto entre descendentes de italianos no Brasil.
    Então os que realmente abraçam a magia, e assumem que o que fazem é magia, são pouquíssimos, tanto entre ciganos quanto entre italo-brasileiros.
    A questão é que a feiticeira (Shouvani) é tão temida entre ciganos quanto as Streghe entre italianos (já que a Strix é vista como uma banshee, uma fada vampira). Então a feitiçaria não é vista com bons olhos, e é praticada ocultamente entre seu povo. Como aliás, sempre foi, desde a Pré-História: um "culto" marginal, não pq atraia marginais, mas porque existia paralelamente à fé dominante. Enquanto havia o xamã, o pajé, ou o feiticeiro tribal, sempre um homem líder, havia os clã de feiticeiras ou clãs mistos de bruxas e bruxos. A msm coisa na antiguidade: enquanto havia o politeísta (grego, romano, sumério, nórdico, alemão eslavo, etc, depois chamado de pagão), panteísta ou não, haviam as pharmakéias, as stregas e stregones, as hexerei, as volvas, as veitslogas, as seidkonas, etc.

    ResponderExcluir

Posso não concordar com merda nenhuma do que você comentar aqui, mas, se bem escrito, defenderei até a morte o seu direito de comentar. Traduzindo: Quer xingar? Discordar? Fique a vontade, mas não assassine o português.