sexta-feira, 23 de maio de 2014

Grimórios Antigos - Esses magos medievais e suas incríveis peripécias




Todo mundo nessa vida já deve ter ouvido falar sobre Grimório Verum, Livro Vermelhor de Appin e o mais famoso, SÃO CIPRIANO. Os livros mais procurados pela galera noob em "magia negra", "satanismo" e outras mil e uma coisas que são associadas a esses tomos. Mas o que eles tem de tão especial? Simples, a forma rústica dos rituais, aquela coisa que Hollywood aproveitou até  encher o saco de todo mundo. Perninhas de aranha, pés de sapo, chifres de unicórnio, magias para fazer se apaixonar, para tornar invisível e toda essa coletânea de invencionices que a primeira vista parecem absurdas...mas se você manjar um pouquinho de metáforas, vai descobrir que esses livros podem ser bem mais úteis do que aparentam.

Por onde começar? Bom, o primeiro tipo de análise que deve ser feita acerca desses livros é o suposto período em que ele foi escrito. Em sua maioria o que temos nas livrarias e rodando na internet são cópias editadas dos livros originais e  quando você junta isso a tradução, a coisa não tem como sair lá uma Brastemp, mesmo assim ainda se pode pegar coisas que realmente eram usadas na época como os famosos "chifres de unicórnio".
É, você não leu errado, eu realmente escrevi chifre de unicórnio e disse que isso existe. Calma, não precisa fechar e dizer que eu sou doida, na verdade, esse era o nome dado ao pó do chifre do Narval, que se acreditava que era um potente antídoto contra qualquer tipo de veneno. Inclusive, um dos grandes seguidores dessa lenda é o famoso Torquemada que queimou tanta gente por aí que vivia com medo de ser vítima de envenenamento e andava com um potinho cheio disso pra cima e pra baixo.
Outra clássica: Sementes de feto. Não, você não vai pegar espermatozóides de um feto, mesmo porque isso não faz sentido. E não, também não são ossinhos de feto nem nada disso. Sementes de feto são...pó de esporo de samambaia (aquelas bolinhas amarelas que ficam embaixo da folha da samambaia, se tu esfregar, aquilo vira pó) e sim, existe samambaia na Europa, inclusive é muito provável que essas sementes sejam de um tipo chamado Osmunda regalis.
Um feitiço que deixa nego IRADO por conta dos maus tratos ao gatinho, é o clássico feitiço de invisibilidade com as favas. Pra começar, favas? Que favas? Fava é o nome que se dá ao Vicia faba, o famoso FEIJÃO. Feijão na Europa? Calma, esse feijão aí é originário do Oriente Médio...era difícil de ser encontrado, porém tinha jeito de conseguir. Além do que, o feijão como erva mágica serve para proteção espiritual. Tá e o gato com isso? Gato Preto é símbolo de...? Quem disse má sorte se lascou. Nessa época o gato preto era visto como algo ligado ao oculto. Ou seja, você vai criar feijões de proteção que serão alimentados pelo sangue do gato. É isso faz sentido, mas esquece a parte que você vai ficar invisível como no Harry Potter. Nesse caso aqui, o que vai te acontecer é aquela velha situação onde você entra  num lugar e NINGUÉM repara que você entrou (muito comum quando se entra de penetra em festa de criança). Você entra na festa, come tudo, bebe tudo, saí e ninguém nem se ligou que tu tava ali. Claro, todo mundo tá te vendo, você só não está mais chamando atenção.
Outro, espírito de sal amoníaco (AMONÍACO E NÃO DEMONÍACO). É gás de amônia. Só isso. Com esses ingredientes engraçados todos, você faz um suposto vidro encantado que faz qualquer pessoa que cheire isso se tornar seu escravo. Assim...eu acho que qualquer um que use droga forte e que não conhece vai ficar meio escravo do cara que tem a droga...só acho. O que tu fez aqui foi viciar alguém em alguma coisa, just it.
Acho que isso tudo já deu pra dar uma entendida básica no que esses livros de fato fazem. São fórmulas de bruxaria super medieval e arcaica que serviam para coisas bem normais até, mas claro, com um nome esquisito e os ingredientes todos cifrados, NUNCA que um leigo vai conseguir fazer nada daquilo. A maior parte inclusive dos "avisos" sobre seres que podem te atrapalhar, não se referem a criaturas sobrenaturais e sim a caçadores de bruxas que podem ver aquele ato como algo suspeito ou mesmo contra vizinhos, pragas naturais, clima e etc. Viu? Nada demais se você analisa. CLARO, fazer esse tipo de coisa levando a receita ao pé da letra é IMPLORAR pra se foder de uma forma no mínimo homérica. A quantidade de coisas químicas que cada fórmula dessas leva pode causar reações nada interessantes para a saúde.
Existe uso para esses livros? Existe, você tem como descobrir propriedades de certos elementos e simbologias antigas que hoje não são mais levadas em consideração, mas que não perderam seu uso. Porém, a maior parte dos feitiços citados não servem para serem feitos em nossa época devido a milhares de fatores. É possível sim adaptar alguma coisa, mas tenha sempre em mente que esses livros estão fora de seu contexto de época e não devem ser levado como piada e sim como mais um material a ser filtrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posso não concordar com merda nenhuma do que você comentar aqui, mas, se bem escrito, defenderei até a morte o seu direito de comentar. Traduzindo: Quer xingar? Discordar? Fique a vontade, mas não assassine o português.