terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Haters Gonna Hate





"Critique um sábio e ele será teu amigo, critique um ignorante e terá um Inimigo!"

E assim temos os Haters, criaturas sem argumentos ou senso que simplesmente odeiam coisas por odiar. Uma coisa é você criticar algo que está errado com base em argumentos sólidos, outra é você tirar algo de contexto e usar achismo como base não para criticar, mas sim para falar mal indiscriminadamente.
Você acha que estamos falando de evangélicos? Também estamos. O problema é que essa moda evangélica começou a ser difundida nos meios ocultistas. As pessoas que teoricamente deveriam ser mais abertas ao diálogo começaram a simplesmente segregar uns aos outros por causa de crenças. Wiccanos que não falam com Candomblecistas e Kimbandeiros por causa dos sacrifícios, Satanistas que não gostam de Rosacrucianos por alegarem que são cristãos enrustidos, Pagãos querendo a cabeça de Xamanistas e assim por diante.
Agora vem a pergunta, qual o argumento para isso? Qual a origem de tanta disputa? Resposta simples: Preconceito. A grande base que a maior parte desses grupos tem para falar mal dos extremistas judaico-cristãos e islâmicos, é exatamente a mesma que os condena. Não há algum sentido nas rixas, o ponto é "Minha religião não deixa, logo, a sua por fazer está errada". Percebe? Qual a diferença disso para "Na bíblia diz que bruxaria é pecado"?
E pros que acham que quem fala essas coisas são adolescentes iniciantes, tenho más notícias, a maior parte desse tipo de pensamento anda vindo de gente grande, os ditos "mestres", "sacerdotes"...essa gente que deveria estar lutando contra o preconceito, começou a alimentá-lo e na maior parte das vezes, por puro EGO. Esse preconceito que começou contra os cristãos (uma reação exagerada para um preconceito exagerado, ainda que nem todos os praticantes de ambas as religiões compactuassem com essa babaquice), agora se alastra por todas as religiões. Parecemos estar em estado de guerra constante uns contra os outros.
Não precisamos fazer o que o outro faz, não precisamos nem aceitar o que o outro faz, mas temos que respeitar. Uma coisa é você brigar sobre o método tendo como base a religião criticada, outra coisa é falar sob a SUA ótica. Entende como são coisas diferentes? Existe a necessidade de uma união maior entre os praticantes da magia, até mesmo para trocarmos experiências e aprendermos uns com os outros. Se cada um ajuda na evolução alheia, todos evoluímos mais rápido.
Rir da pergunta do iniciante, injuriar a religião do outro, ser arrogante com os novatos...esse tipo de atitude só contribui para a desunião e para o aumento da intolerância no meio ocultista. Críticas construtivas são levadas como ofensas, ainda que não estejam ofendendo e sim mostrando um outro ponto de vista, pessoas com opiniões diferentes são execradas de grupos e meios. No fim, os ditos bruxos que tanto reclamam da Igreja terminaram por criar sua própria Inquisição.
A humildade, o bom senso, a honra são características presentes nas religiões alternativas. Ao menos uma delas está na sua religião e se você diz segui-la, deve entender que esse preceito não se aplica apenas a seus irmãos de ordem, clã ou coven, mas sim a todos que estão a sua volta.
Lembre-se sempre: "Não existe homem tão auto-suficiente que não precise de outro homem".

Até a próxima minha gente.

2 comentários:

  1. Maturidade é algo que DEVERIA vir com a idade, pois assim pensamos que as experiências aumentam...as na verdade, um ignorante muitas vezes consegue ficar PIOR quando descobre um 'meio diferente".
    Essas pessoas ainda estão na mesma. A mudança pra elas é 'roupagem'. Nada mudou na realidade, só suas apresentações rs

    Entendo o que quer dizer e também acho ridículo esse tipo de postura.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse texto! Infelizmente o preconceito é um mal presente na vida diária.Para algumas pessoas é confortável ser um Hater pois as mesmas são frustradas por não conseguirem expressar suas próprias idéias e é muito mais fácil criticar o trabalho alheio do que ter a humildade de se unir e fazer algo melhor para a comunidade.

    ResponderExcluir

Posso não concordar com merda nenhuma do que você comentar aqui, mas, se bem escrito, defenderei até a morte o seu direito de comentar. Traduzindo: Quer xingar? Discordar? Fique a vontade, mas não assassine o português.