segunda-feira, 2 de junho de 2014

Discussões desnecessárias





Acho que eu nunca pensei em fazer um post sobre isso, primeiramente eu ia falar de algo bem nojento (fica pro próximo), mas depois de ver a repercussão que deu o post sobre Otherkin, eu preferi mudar o assunto. Um amigo uma vez me disse que acreditar em certas coisas é questão de ingenuidade, mas particularmente eu não acredito nisso. Ingenuidade, assim como tudo na vida, tem limite e esse limite se chama lógica.
Uma vez que a lógica passa a ser ignorada você passa a ter o que chamamos de "fanáticos". É gente que simplesmente vai ignorar qualquer argumento lógico em detrimento da sua crença. É bonito por um lado, mas no fim das contas, quando não se torna uma ameaça, se torna risível. É simples uma afronta a própria inteligência da pessoa, aceitar qualquer tipo de verdade, mesmo ela sendo totalmente absurda, só por querer provar algo que você vê claramente que não existe.
Isso tem duas explicações: Vontade de aparecer e/ou necessidade de apoio (moral, psicológico, espiritual, etc.). Esses são os motivos mais normais para tentar SE convencer de uma mentira. Não adianta quantos autores furados a pessoa mostrar (eles sempre existem, afinal, se tem público então vende), ela não quer exatamente que a outra pessoa acredite na sua filosofia, ela quer SE convencer de que aquilo existe de alguma forma.
Isso tem algum problema real dentro do ocultismo?
TEM. Um problema gigante que é justamente a disseminação de idéias falsas, erradas ou equivocadas a troco de esquisoteria pessoal. Ok, a pessoa precisa ter SIM ter discernimento para distinguir o que pode ser feito e o que não pode, mas mesmo das coisas absurdas ainda se pode extrair um fundo aparentemente útil e esse é o perigo. Como muitas das vezes, certas crenças são fundamentadas em interpretações pessoais de alguns textos ou teorias certas, porém manipuladas. Isso é o que chamamos no português de Erro por Vício de Forma (raciocinar mal com dados corretos) e muitas vezes É totalmente proposital.
Ok, mas e o que isso tem a ver com discussão desnecessária?
Simples, não adianta discutir com quem crê piamente nessas coisas. Já estão tão envoltos na própria loucura que não saberiam distinguir realidade de imaginação mesmo que fosse óbvio. O jeito é alertar quem é iniciante e mesmo assim, não perder muito tempo com iniciante que está claramente querendo arrumar desculpa pra acreditar em maluquice. Livre arbítrio todo mundo tem, e justamente por isso, quem tem o mínimo de sanidade nesse meio tem todo direito de não levar a sério gente doida.
"Mimimi você tá fugindo da discussão"
Não, isso não é fugir. Você não está fugindo duma discussão sobre a demonização dos Deuses pagãos com um Evangélico Fanático, você simplesmente tá dando ao sujeito exatamente o que uma criatura sem o mínimo de cérebro merece: seu desprezo. Sendo assim galera, esquece...não vale a pena. Admito, já me estressei muito por isso, mas acho que só hoje eu vou perceber que a chave do sossego tá na indiferença. So...live and let die.

2 comentários:

  1. Mais um sinal de que eu devo parar de discutir com gente assim e que não é feio deixar pra lá. Seguirei esta máxima de que "a chave pro sossego tá na indiferença".
    Obrigada pelo post, indiretamente me acalmou depois de mil tretas hoje! Tem toda a razão. =)

    ResponderExcluir
  2. Franz Bardon já dizia... Seja gentil, mas não desperdice seu precioso tempo tomando cerveja com pessoas que não têm nada a lhe oferecer.

    ResponderExcluir

Posso não concordar com merda nenhuma do que você comentar aqui, mas, se bem escrito, defenderei até a morte o seu direito de comentar. Traduzindo: Quer xingar? Discordar? Fique a vontade, mas não assassine o português.